quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Mensagem subliminar na mira


Você já ouviu falar em mensagem subliminar? Bom... mensagens subliminares são aquelas transmitidas de forma indireta, ou seja, por meio de insinuações. Muitas vezes, elas aparecem de forma tão sutil e discreta que nem nos damos conta. É que elas são reconhecidas de forma inconsciente mesmo. E, justamente por isso, esse tipo de mensagem é muito usado nas propagandas de televisão para convencer os telespectadores a consumirem determinados produtos.

Atualmente, o Código de Defesa do Consumidor proíbe a propaganda abusiva e enganosa, mas não cita especificamente a mensagem subliminar. O
projeto de lei 4068 de 2008, do deputado Walter Brito Neto, do PRB da Paraíba, quer inclui-la na proibição. De acordo com o relator do projeto na Comissão de Ciência e Tecnologia, o deputado Nelson Proença, do PPS do Rio Grande do Sul, “a intenção é reforçar o Código de Defesa do Consumidor e impedir que uma pessoa consuma aquilo que não quer porque está sendo induzida a isso de forma inconsciente. Portanto, as propagandas feitas de maneira artificial ou enganosa, serão banidas”, acrescenta.

Quem não ficou muito satisfeito com o projeto foi o pessoal que trabalha com publicidade. Muitos deles alegam que nem sempre é fácil explicar quando uma propaganda com mensagens subliminares pode ser considerada abusiva ou não. Para o publicitário Flávio Galvão, o projeto merece ser melhor discutido: “Nosso trabalho não é uma ciência, são várias técnicas juntas: tem psicologia, tem sociologia, tem tanta coisa envolvida que é difícil você estabelecer um critério absoluto, é complicado isso”, concluiu. A proposta está em análise na Comissão de Defesa do Consumidor.



Fonte: Plenarinho - Câmara dos Deputados (www.plenarinho.gov.br)

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