quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Mensagem subliminar na mira


Você já ouviu falar em mensagem subliminar? Bom... mensagens subliminares são aquelas transmitidas de forma indireta, ou seja, por meio de insinuações. Muitas vezes, elas aparecem de forma tão sutil e discreta que nem nos damos conta. É que elas são reconhecidas de forma inconsciente mesmo. E, justamente por isso, esse tipo de mensagem é muito usado nas propagandas de televisão para convencer os telespectadores a consumirem determinados produtos.

Atualmente, o Código de Defesa do Consumidor proíbe a propaganda abusiva e enganosa, mas não cita especificamente a mensagem subliminar. O
projeto de lei 4068 de 2008, do deputado Walter Brito Neto, do PRB da Paraíba, quer inclui-la na proibição. De acordo com o relator do projeto na Comissão de Ciência e Tecnologia, o deputado Nelson Proença, do PPS do Rio Grande do Sul, “a intenção é reforçar o Código de Defesa do Consumidor e impedir que uma pessoa consuma aquilo que não quer porque está sendo induzida a isso de forma inconsciente. Portanto, as propagandas feitas de maneira artificial ou enganosa, serão banidas”, acrescenta.

Quem não ficou muito satisfeito com o projeto foi o pessoal que trabalha com publicidade. Muitos deles alegam que nem sempre é fácil explicar quando uma propaganda com mensagens subliminares pode ser considerada abusiva ou não. Para o publicitário Flávio Galvão, o projeto merece ser melhor discutido: “Nosso trabalho não é uma ciência, são várias técnicas juntas: tem psicologia, tem sociologia, tem tanta coisa envolvida que é difícil você estabelecer um critério absoluto, é complicado isso”, concluiu. A proposta está em análise na Comissão de Defesa do Consumidor.



Fonte: Plenarinho - Câmara dos Deputados (www.plenarinho.gov.br)

Drogas? Antes podia.

Quando foram descobertas, drogas como cocaína e heroína eram vistas como remédios miraculosos. Vários fabricantes de remédios anunciavam que seus produtos continham as referidas substâncias. O anúncio ali em cima é de dropes para dor de dentes, muito popular entre crianças lá pelos idos de 1885. Parece que não só acabava com a dor, mas também melhorava o humor dos usuários... Eu, hein!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

GR conquista a conta da ExpoPalhoça 2010


A GR Comunicação é a agência oficial da 3ª ExpoPalhoça, um evento que combina negócios, gastronomia e diversão, e que já pode ser considerado um sucesso. Em 2008 teve um público de 85 mil pessoas, e em 2009 de 95 mil. Nesta edição, a expectativa é atrair mais de 120 mil pessoas, que vão curtir grandes shows nacionais, provar as delícias da gastronomia local e, quem sabe, ainda fechar bons negócios. Os artistas selecionados para os principais shows foram escolhidos com a ajuda da Rádio Regional de acordo com os maiores sucessos da atualidade. Victor e Leo já confirmaram a presença, além de Pixote, Calcinha Preta e outros grandes nomes da música. O projeto de patrocínio, bem como um audiovisual do evento já foram produzidos pela agência, que começa agora a planejar a campanha de divulgação.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Utilidade pública

Alguém da sua casa já virou pra você com aquele potinho de requeijão aberto e disse: "Cheira isso aqui pra ver se tá bom" ? Pois é. A verdade é que há cerca de 250 doenças causadas por contaminação de alimentos. Na ilustração acima, você encontra o tempo que cada alimento tem para ser consumido. Perceba também que eles estão dispostos da melhor forma de armazenagem na geladeira. Em outras palavras, não adianta ficar namorando aquela maionese que sobrou do churrasco de domingo. Melhor não arriscar.
Confira mais algumas dicas:

Nunca lave a carne antes de guardar. E cuidado: a carne contaminada não apresenta alterações de cor.

Não guarde os ovos na porta para evitar oscilações térmicas.

Molho de tomate é muito perecível. Consuma de uma vez ou congele.

Temperos ficam escuros por causa do frio. Guarde-os em saco de papel ou recipientes forrados com papel toalha.

Cervejas devem ser tomadas de uma vez só. Mas acho que essa nem precisava dizer...

Abaixo o sedentarismo!

Na Holanda não tem essa de esconder os quilinhos a mais. O grupo de academias Fitness First colocou uma balança embutida em alguns pontos de ônibus, com a esperança de conscientizar o povo a procurar alguma atividade física. Algumas pessoas consideraram invasão de privacidade. No Brasil, acho que ia ter muita gente esperando o latão em pé mesmo.
 
Site Meter