terça-feira, 20 de outubro de 2009

A visão inovadora da criatividade

Reproduzimos, aqui, trechos da entrevista de Ana Lúcia de Mattos, pesquisadora, administradora de Recursos Humanos e consultora do Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual (Insadi) ao portal www.rh.com.br. Afinal, inovação e criatividade muito nos interessam, não é verdade? Apesar de já ter sido publicada em 2006, vale a pena tirar um tempinho e ler.


Ser criativo é sinônimo de ter idéias "brilhantes"?

Ana Lucia de Mattos - É preciso ter sempre em mente as quatro fases do processo criativo: preparação, incubação, iluminação e verificação. As tão ansiadas "idéias brilhantes" só surgem na terceira fase. Ou seja, depois de termos feito o esforço consciente e disciplinado que a primeira fase requer. A fase de preparação, de onde, afinal, brotam as idéias, requer que o candidato à pessoa criativa leia muito, veja muito, ouça muito. E de forma bem variada. Os "pedaços de idéias" assim recolhidos, vão aglutinando-se, durante a fase de incubação. Muitos retalhos de coisas, ouvidas, lidas, sabidas, acabam transformando-se, numa espécie de alquimia, em uma nova idéia. É, então, e só então, que irrompe das profundezas do ser, a idéia nova, resultado de paciente busca e cozimento. É a fase da iluminação, tão realçada, louvada, buscada. As idéias são como animais selvagens.Têm sempre uma forte tendência a se enfiar em tocas. É preciso um trabalho constante para apanhá-las pelo rabo e trazê-las à luz. Muitas idéias brilhantes perdem-se nesta fase devido à falta de verificação que nos garante objetivos, pertinência, adequação e viabilidade.

A criatividade é nata ou pode ser desenvolvida através de técnicas?

Ana Lucia de Mattos - Há muitos mitos envolvendo esta questão da criatividade. Todos nós somos criativos. Podemos nos tornar cada vez mais criativos, desde que aumentemos nossa autoconfiança e tenhamos disciplina para trabalhar com regularidade. Ser criativo está ligado ao estilo de vida adotado. Pessoas criativas estão sempre investigando. São curiosas, bem humoradas e trabalham bem em equipe, porque sabem partilhar.

E qual o caminho para ser criativo?

Ana Lucia de Mattos - Um excelente caminho para se tornar mais criativo é desenvolver o hábito de fazer breves caminhadas ao ar livre, deixando o pensamento solto em uma espécie de meditação ativa. Outra providência útil é ter um "caderninho de tesouros" no qual se devem anotar cada fiapo de idéia que surgir e também notícias, palavras, informações, frases que nos chamem a atenção. Este hábito organiza nosso caos interno tornando nossa criatividade estruturada, e, portanto, produtiva.

O que mata a criatividade das pessoas?

Ana Lucia de Mattos - A causa mais freqüente e cruel é o medo. Medo do julgamento do outro, medo de errar, medo de perder e o sub-reptício medo do sucesso e das conseqüentes responsabilidades que ele acarreta.

A pressão constante, pelo aumento da produtividade, pode ser considerada uma inimiga da criatividade?

Ana Lucia de Mattos - Sim e não. E posso explicar. Para algumas pessoas, a pressão constante é extremamente estimulante. Para outras, um entrave devido ao alto grau de estresse gerado. É função do líder colaborativo adequar o nível de pressão mantendo-o nos limites adequados.

Como as empresas podem estimular a criatividade no dia-a-dia?

Ana Lucia de Mattos - Criando um ambiente em que as pessoas sintam-se livres para experimentar que descobrir é olhar para o que todos estão vendo e pensar em algo diferente. Para isso, é preciso romper bloqueios mentais, estimular os aspectos lúdicos, permitir o erro, soltar-se da lógica, das normas, da busca insana pela praticidade a qualquer custo. Além disso, é urgente estimular a leitura, o bom humor, a intuição, o conhecimento pelas artes. Podem-se criar cooperativas de idéias como: um canto específico para a descontração com a presença de jogos, livros e brinquedos; estimular os membros de uma equipe a realizarem um debate livre por semana; instituir o cargo de "responsável pela surpresa do dia", que deve ter, claro, rotatividade diária. Enfim, se não podemos abolir totalmente a rotina de nossas vidas, podemos criar espaço nela, inclusive na rotina corporativa, para novidades, surpresas.

Quais os benefícios que uma empresa conquista, ao estimular a criatividade dos seus colaboradores?

Ana Lucia de Mattos - O ganho imediato é inovação a serviço da produtividade. Mas, há os que, apesar de mensuráveis, são menos visíveis à primeira vista como, por exemplo, diminuição do nível de estresse corporativo, redução do número de acidentes de trabalho, melhoria do clima organizacional, possibilidade de poder melhorar a atuação em relação à responsabilidade social da empresa.

Nenhum comentário:

 
Site Meter